No dia 10 de junho ocorrerá o lançamento do livro Odeio os Indiferentes, uma coletânea que reúne artigos escritos ao longo de 1917 pelo então jovem jornalista Antonio Gramsci (1891-1937). Publicada pela editora Boitempo, o livro foi organizado e traduzido por dois pesquisadores do Pepol, Alvaro Bianchi e Daniela Mussi. O volume conta com uma curadoria crítica que inclui um texto de apresentação, notas de rodapé e cronologia da vida e da obra do pensador marxista.
Tal como informam na página da editora os textos escolhidos foram publicados nos jornais socialistas Il Grido del Popolo [O grito do povo] e Avanti! [Avante!] e no folhetim La Città Futura, da Federação Juvenil Socialista, que, escrito inteiramente por Gramsci, contém o artigo que dá título à obra. É importante destacar que grande parte dos textos selecionados são ainda inéditos em português.
"Seguindo a linha cronológica do conturbado ano de 1917, a coletânea apresenta as divergências sobre socialismo e revolução entre Gramsci e o Partido Socialista Italiano, o PSI, do qual o filósofo era membro; perpassa os acontecimentos da Revolução Russa; traz análises sobre os bolcheviques e seu líder, Vladimir I. Lênin; expõe críticas e diagnósticos sobre a Primeira Guerra Mundial; e oferece previsões sobre os rumos do socialismo italiano" (Editora Boitempo).
O lançamento ocorrera de forma virtual, das 20h30 às 22h, por meio do canal da editora https://bit.ly/TVBoitempo e contará com um debate do qual participaram Daniela Mussi, Alvaro Bianchi e Virgínia Fontes, e sera mediada por Isabella Marcatti.
☛ Aproveite para comprar o livro em pré-venda, até dia 10 de junho, com 20% de desconto!
https://bit.ly/odeioosindiferentes