O grupo de estudos sobre Pensamento Político Conservador iniciou suas atividades em março de 2016, constituindo dois objetivos iniciais: uma revisão bibliográfica sobre o conceito de conservadorismo; a construção de um conceito de conservadorismo que permitisse orientar pesquisas sobre o pensamento conservador. Para tanto, realizamos leituras e debates sobre obras que desenvolvem e/ou problematizam o pensamento político conservador. Já em 2017, organizamos um programa de leituras com vistas à compreensão de bases do pensamento conservador brasileiro. Dedicamos nossos encontros ao estudo da obra de Oliveira Viana.
Em 2018, decidimos prosseguir com leituras do pensamento conservador brasileiro. Nossos estudos se concentraram em escritos produzidos nas décadas de 1920-1930, com a leitura de autores como Azevedo Amaral e, posteriormente, Jackson de Figueiredo e Alceu Amoroso Lima.
Em 2019, avançamos no tempo, nos dedicando à leitura de intelectuais conservadores brasileiros com trabalhos publicados na década de 1960.
–
03/07/19: MERCADANTE, Paulo. A consciência conservadora no Brasil: contribuição ao estudo da formação brasileira. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1980 [1ª edição de 1965] (Texto do seminário disponível neste link).
11/09/19: PAIM, Antonio. Historia das ideias filosoficas no Brasil. São Paulo, SP: Grijalbo: Edusp, 1967. 276p (Texto do seminário disponível neste link).
REALE, Miguel. Democracia e Revolução. 1º edição, 1969.
TORRES, João Camilo de Oliveira. A ideia revolucionaria no Brasil. São Paulo, SP: IBRASA, 1981.
–
Deixamos à disposição para consulta as bibliografias estudadas anteriormente por nosso grupo.