Periodismo, mística e política: José Carlos Mariátegui entre 1914 e 1919

Enviado por pepol em

A revista Crítica Marxista disponibilizou a versão em PDF dos artigos publicados em sua edição de nº 49. edição de nº 49 (2019). Entre eles, o artigo: Periodismo, mística e política: José Carlos Mariátegui entre 1914 e 1919 de Sidney Melo, doutorando em Ciência Política na Unicamp e pesquisador do Pepol, na qual aborda as ideias do intelectual peruano José Carlos Mariátegui (1894-1930) em seu período juvenil. O texto é fruto da sua pesquisa de mestrado, a seguir o resumo do artigo:

 

 (www.mariategui.org)
Arquivo José Carlos Maríategui.Lima - Peru.

Resumo: José Carlos Mariátegui é conhecido por sua liderança e produção intelectual na década de 1920. Tem, no entanto, uma história de intensa atividade jornalística registrada nos anos de 1910. Este artigo explora sua biografia e seus escritos do período, buscando compreender a importância das questões e ideias que apresenta nestes textos, atravessados por temas como literatura, religiosidade e política, e sua relação com o contexto político peruano, em que Mariátegui assume, progressivamente, posições cada vez mais radicais e críticas às lideranças políticas e governamentais de seu tempo.

Palavras-chave: Mariátegui, José Carlos, 1894-1930; religião e política; movimento operário – Peru; Peru – política e governo; jornalismo e política – Peru

O artigo fica disponível na página de Revista. Para o acesso direto ao arquivo: https://cutt.ly/vyIoEMT